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Educação: múltiplos olhares

Ana Estela Brandão Duarte, Diogo Janes Munhoz

DOI: 10.51795/9786558697084

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Descrição

APRESENTAÇÃO

Ana Estela Brandão Duarte.PhD

Acreditando no poder transformador da educação É sempre uma satisfação apresentar obras cientifícas, em particular essa, um dos motivos é minha em relação de amizade com todos e, em segundo plano, está o conhecimento que socializei com os autores, como professora. É com muito carinho e um largo sorriso que parabenizo a todos e agradeço o carinho. Fazemos história, e que esse legado possa ser multiplicado por várias gerações, para que nossa educação tenha uma visão diferenciada sobre os Múltiplos Olhares. Assim, contribuiremos com a formação de pessoas mais leitoras e pensantes em vários campos temáticos, nas convergências e tensões no campo da formação, administração, Educação Inclusiva, educação política e práticas educacionais, em seus vários olhares que sistematizam esta obra de cunho científico.

No campo pluridimensional, esta obra congrega várias visões convergentes, de forma pragmática, associadas aos processos de ensino e aprendizagem. Esses profissionais/autores são, em sua maioria, docentes e discentes em programas de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação, na Universidade Columbia no Paraguai. A didática em questão objetivou problematizar e discutir os múltiplos olhares, sua epistemológica e política, bem como a natureza de suas propostas para o campo do ensino.

Esse livro conta com vários autores que comungam com a ideia de uma educação diferenciada, em que todos tenham direito, não só ao acesso, mas à permanência de qualidade. A obra pretende levar conhecimento e leitura necessária para levar a informação a todos.

A finalidade é, também, socializar resultados de estudos e pesquisas relacionadas ao ensinar e ao aprender. Constitui-se, portanto, um espaço privilegiado de trocas de experiências, de articulação, questionamentos e de novas ideias . O tema central foi escolhido em razão do importante momento político vivido pela educação brasileira. Assim, vamos caminhando com capítulos abordando a administração de recursos humanos e conflitos existentes no ambiente escolar, neurociência e inclusão: a interface das interlecuções da aprendizagem dos alunos incluívos no ambiente escolar; a importância do lúdico no desenvolvimento da aprendizagem na Educação Infantil; o autismo e os procedimentos de inclusão na Educação Básica; o processo de ensino-aprendizagem da Educação Infantil na pandemia; a legislação brasileira de inclusão de jovens com deficiência intelectual no ensino superior: das origens às perspectivas; Covid-19: ressignificando aprendizagens; o impacto da pandemia no desenvolvimento dos alunos da Educação Infantil; legislação acerca da Educação Inclusiva e capacitação de educadores – breves considerações; formação docente: um olhar sobre as datas comemorativas na Educação Infantil; da exclusão à inclusão digital escolar: implicações e perspectivas para o desenvolvimento do aluno; a legislação da educação à distância como ferramenta de inclusão para a formação acadêmica dos idosos no Brasil: das normas aos mitos?; autismo: desafios enfrentados pelos professores; escolas e famílias na Educação Infantil e formação de professores para inserção das aulas on-line – os desafios iniciais da pandemia de Covid-19: nutrição e transtorno do espectro autista.

Dentro dessa viagem científica, vivemos um movimento profícuo à participação no conhecimento e na estruturação de políticas educacionais, chamadas a integrar espaços e participar com a sua produção. E, nesse contexto, a resposta dada por este livro, que integra a reflexão organizada de pesquisas e práticas, é assaz e oportuna para a construção das políticas educacionais no âmbito humano, pois, sem essas reflexões, seria impossível vivenciar uma educação diferenciada.

Como convidada a fazer a apresentação desta linda obra, desejo que este livro se torne um incentivo para o debate sobre as tensões presentes na Educação de hoje, e que esse debate encontre convergências capazes de construir propostas vivas e criativas para o enfrentamento da luta por uma educação de qualidade para todos.

Desejamos, também, que a alegria vivida por nós, no percurso da leitura deste material, esteja presente nas entrelinhas desses textos, de modo a tecer, solidariamente, uma enorme rede de compromissos com a educabilidade em nosso planeta.

Por acreditarmos no caráter dinâmico do saber científico e no movimento de transformação dos sujeitos, como fruto das relações sociais mediadas, compartilhamos este livro com a expectativa de que possa contribuir e fomentar reflexões e práticas direcionadas à edificação da escola que acolhe, reconhece e enfrenta as diferenças, presentes em seu contexto educacional humano e simbiótico.

Informação adicional

ISBN

978-65-5869-707-7

ISBN [e-book]

978-65-5869-708-4

Organização

Ana Estela Brandão Duarte, Diogo Janes Munhoz

Ano de lançamento

2022

Formato

Número de páginas

255