Ensino de Espanhol na infância: o que dizem os livros didáticos sobre as crianças – Parte I

Rodrigo da Silva Campos

Descrição

Apresento a Parte I do meu novo livro intitulado “Ensino de Espanhol na Infância: o que dizem os livros didáticos sobre as crianças”, onde eu, como autor, utilizo uma perspectiva teórico-metodológica cartográfica (BARROS; KASTRUP, 2015; DELEUZE; GUATTARI, 1945) para analisar as concepções sobre ensino de língua adicional para crianças (LAC) presentes nas coleções didáticas de espanhol Nuevo Recreo e Ventanita al Español, ambas da editora Santillana.
Além disso, busco verificar como essas concepções se relacionam com a construção de imagens de criança/infância. Nesta primeira parte do livro, analiso os referidos manuais didáticos, mapeando as vozes que enunciam nesses materiais e como elas contribuem para a construção dessas imagens. Para essa análise, utilizo o conceito de semântica global (MAINGUENEAU, 2008) em relação ao estatuto do enunciador e do coenunciador.
Ao longo da análise, apresento quatro estatutos de relação entre os coenunciadores. Percebo que num primeiro momento, a imagem discursiva de criança é construída a partir de uma posição passiva, como se essa fosse um mero executor de tarefas ou um observador que não interage com o material em questão. Num segundo momento, essa imagem discursiva de criança se desloca, pois o aluno é convocado a interagir, a tomar a palavra e a coenunciar. Com base nessas análises, discuto como essas concepções e imagens de criança/infância influenciam o ensino de LAC e como é possível repensá-las para uma abordagem mais participativa e ativa das crianças no processo de aprendizagem.
Por fim, considero que “Ensino de Espanhol na Infância: o que dizem os livros didáticos sobre as crianças” é uma obra para todos os licenciandos(as) e docentes interessados(as) pelo ensino de línguas adicionais para crianças e pela reflexão sobre as imagens de infância que se constroem no processo educacional.
Boa leitura!
Prof. Dr. Rodrigo Campos

Informação adicional

Ano de lançamento

2023

Autoria

Rodrigo da Silva Campos

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-0480-2

Número de páginas

119