Formação de professores, prática de ensino e currículo: estudos na região nordeste

Organização: Ana Luiza Salgado Cunha, Eliana Márcia dos Santos Carvalho, Nilma Margarida de Castro Crusoé

Este é o segundo livro produzido na Linha II – Ensino, Saberes e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (Mestrado Profissional) do campus VI, da UNEB – Caetité. Esta linha tem como premissa “a escola de educação básica como um espaço cultural e institucional” e desenvolve estudo e pesquisas a respeito do universo escolar e suas particularidades: currículo, cultura escolar, disciplinas escolares, interdisciplinaridade, o campo da diversidade, as interfaces legais, entre outros aspectos. Esta obra é parte de um projeto coletivo de professoras e professores da região nordeste do Brasil que compreende o projeto de Educação inseparável de uma concepção de sociedade como um todo. Organizada por três professoras da linha, que têm o desejo de traçar elementos fundamentais de um vir a ser de uma educação democrática, diversa e inclusiva, esta coletânea tem como finalidade apresentar resultados de pesquisas com foco na formação de professores, práticas pedagógicas e currículos na região nordeste. O objetivo é espelhar o que a região nordeste tem discutido sobre as temáticas citadas e fortalecê-la como espaço de produção e de possibilidades de pesquisa em rede. Este é um livro de professoras e professoras em diálogo com e para professoras e professores que, diariamente, produzem currículos no chão da escola e que fazem das suas práticas de ensino luta e resistência, buscando construir currículos na e para diversidade.

Ano de lançamento

2024

Formato

ISBN

978-65-265-1034-6

ISBN [e-book]

978-65-265-1172-5

Número de páginas

384