
Formando leitores: estratégias pedagógicas para o aqui e agora dos eventos de leitura na sala de aula
Autoria: Maria do Ó Felix Pereira, Maria Nazareth de Lima Arrais
Prezado professor, prezada professora,
Este material didático traz não só sugestões de oficinas de mediação em leitura, mas também apresenta uma discussão teórica relevante para situá-lo/a na proposta das atividades. As oficinas propostas são sugestões possíveis para serem realizadas com a presença do/a professor/a, agindo como mediador/a durante o evento de leitura no ambiente escolar.
Esta proposta visa aprimorar as competências e habilidades dos/as alunos/as no que respeita à leitura e à interpretação com base nos gêneros textuais crônica e charge, visando ampliar, além do repertório sociocultural, a visão crítica dos/as estudantes, utilizando estratégias de leitura e de mediação, com especial atenção às pistas de contextualização próprias da interação face a face.
A partir do modelo de ensino de leitura aqui sugerido, é possível que os/as alunos/as desenvolvam habilidades leitoras, pois a proposta indica que o/a aluno/a esteja engajado/a no evento de leitura, no sentido de ser participativo/a durante o processo de compreensão e desenvolvimento do pensamento crítico.
Nesse contexto, é importante que o/a professor/a seja acolhedor/a, crie um espaço aconchegante para a realização dos eventos de leitura, incentivando os/as alunos/as a desenvolverem o gosto pela prática da leitura.
Desejamos a todos/as um trabalho de êxito!
Ano de lançamento | 2025 |
---|---|
Formato | |
ISBN [e-book] | 978-65-265-1815-1 |
Número de páginas | 84 |