Jornada ecoar no chão da escola: ideias práticas e reflexões sobre o cotidiano com as crianças
Autoria: Bruna Astrini, Juliane Grohmann, Patricia Araujo
Todo começo de ano na escola de educação infantil temos a oportunidade de fazer diferente.
Chegar no grupo novo com mais presença, ter mais flexibilidade para gerenciar o tempo no dia a dia, acolher as crianças com mais afeto, priorizar as relações interpessoais.
Acreditamos que a educação integral para as crianças começa com um professor atento e comprometido. Foi pensando nisso que idealizamos a Jornada Ecoar – um convite para despertar a natureza sensível dos educadores e integrar as dimensões afetivas, cognitivas, culturais e sociais que marcam nossa identidade. Cada adulto que conhece mais sobre si mesmo está mais conectado com sua criança interior e pode chegar mais perto da grandeza das infâncias dos seus alunos.
A nossa abordagem através de leituras, conversas e experiências vividas entre pares enaltece a potência do coletivo e o sentimento de pertencimento, favorecendo o desenvolvimento das práticas educativas.
Aqui neste caderno, cujo conteúdo está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desejamos que encontre espaço tanto para registrar suas reflexões subjetivas durante nossos encontros presenciais com a natureza como para repensar seu planejamento cotidiano a partir dos encontros na escola, das dicas práticas e referências teóricas. Importante lembrar que todos os temas, sugestões e referências estão interligados, permeando as diversas áreas de conhecimento. Podem ser lidos em ordem ou não, preferencialmente como fizer sentido para sua prática com as crianças.
Use e abuse como desejar!
Ano de lançamento | 2024 |
---|---|
Formato | |
ISBN [e-book] | 978-65-265-1674-4 |
Número de páginas | 93 |