Matemática e ensino: propostas para professores que atuam na educação infantil e nos anos iniciais
Organização: Margarete Bertolo Boccia
DOI: 10.51795/9786558693710
APRESENTAÇÃO
A proposta de elaborarmos um livro que trouxesse a discussão de conteúdos e propostas de atividades na área do ensino de Matemática na educação infantil e nos anos iniciais da educação básica já era algo presente há algum tempo. Pedagoga de formação, mas uma amante dos números e da matemática, com um histórico e memórias excelentes de alguns professores de matemática durante minha vida como estudante; quando exercendo a função de formadora, pude ter a grata experiência de ser professora de disciplinas como: Metodologia do Ensino de Matemática, Construção do Conhecimento Lógico-Matemático, entre outras no curso de Pedagogia.
Essas aulas eram temidas pelos alunos e alunas, sempre existindo o desafio de desmistificar os conteúdos, apresentar metodologias, propor pactos de abertura para tentar minimizar traumas e demonstrar possibilidades de aproximação com a área de conhecimento de modo mais prazeroso.
Apesar das desconfianças e dos medos, aos poucos os alunos e alunas eram conquistados, identificavam que possuíam muitos conhecimentos, que um pouco de boa vontade não era em vão e os fantasmas dos números, contas, da matemática em si, se tornava algo do passado.
A compreensão deles, quanto ao compromisso de futuros professores em não repetirem o círculo vicioso de reprodução de não conhecimento sobre a área, a necessidade de um bom planejamento, de boas aulas, interessantes aos seus futuros alunos, promovendo aprendizagem, domínio de conceitos, habilidades; nos mostrava o caminho e a necessidade de oferecermos também, aulas muito bem planejadas, significativas, que atendessem aos anseios e necessidades de formação àqueles e àquelas que ali buscavam trilhar seu percurso formativo antes de adentrarem às salas de aula.
O compromisso com uma formação, da melhor qualidade, como nos diria Terezinha Rios, sempre foi uma busca e um compromisso dos amigos professores e autores que aceitaram o desafio de colocar no papel, um pouco de suas práticas ou sugestões de práticas, propostas de atividades que tornem a Matemática algo interessante e prazeroso nesse grande universo das possibilidades de aprendizagens e construções de conhecimentos.
Assim surge o livro – Matemática e ensino: propostas para professores que atuam na educação infantil e nos anos iniciais, que pretende conduzir os leitores a uma grata viagem ao mundo dos diferentes conteúdos da área da Matemática.
De modo prático, a publicação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, em dezembro de 2017, trouxe novos desafios aos professores e futuros professores, com uma organização e conteúdos distintos dos apresentados anteriormente nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s, apresentando-se assim, uma oportunidade de revisitarmos nossas práticas e propostas, apresentarmos caminhos que pudessem ser trilhados a partir de conteúdos considerados novos, como: educação financeira, estatística e probabilidade e álgebra.
A BNCC ampliou o compromisso, com o desenvolvimento do letramento matemático, segundo a própria base, compreendido como as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas (p.266). Assegurando assim, aos alunos uma compreensão e atuação no mundo onde a matemática é parte integrante de sua vida e que a escola pode oferecer ferramentas para a resolução dos problemas que surgirem no cotidiano, relacionados aos conhecimentos matemáticos, desenvolvendo habilidades que facilitem esse processo.
Ano de lançamento | 2021 |
---|---|
ISBN | 978-65-5869-372-7 |
ISBN [e-book] | 978-65-5869-371-0 |
Número de páginas | 162 |
Organização | Margarete Bertolo Boccia |
Formato |