O desenvolvimento humano em diferentes diálogos

Alexandre dos Santos, Jéssica Puhl Dalberto Borghetti, Marciele Dias Santos Cabeleira

“O desenvolvimento humano em diferentes diálogos” caracteriza-se como uma obra inspiradora e produtora de reflexões sobre o desenvolvimento, a aprendizagem e a vida humana! Através da perspectiva histórico-cultural, de teóricos como Vigotski, Leontiev e Luria os autores convocam o leitor a pensar acerca da sua inserção e atuação no mundo e sobre a responsabilidade de cada um, no que se refere a transmissão da cultura para as gerações posteriores.
Somos o resultado das produções sócio-históricas, em que através da cultura, das interações, mediações e intermediações com os outros seres humanos nos apropriamos deste mundo, e nesse movimento nos humanizamos. Nesse processo, a escola cumpre uma função primordial no que se refere a transmissão do conhecimento científico produzido ao longo da história humana.
Embasados na teoria que sustenta essa escrita, os textos dessa obra evidenciam que, para que ocorra o desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores, é necessário que a criança entre em atividade/haja no mundo, e esse processo pode ser potencializado através da atividade de ensino, intencionalmente planejada pelo professor.
Por isso, a partir da periodização do desenvolvimento, compreende-se que as brincadeiras no período pré-escolar da criança são fontes de inesgotáveis conhecimentos, assim como a atividade de estudo nos anos escolares. A obra nos mobiliza a pensar sobre a importância de um ensino que produza sentidos e que considere a diversidade, o tempo e os processos de desenvolvimento de cada um dos seus aprendizes.
Doutora Fernanda Aparecida Szareski Pezzi

Ano de lançamento

2023

Formato

ISBN

978-65-265-0728-5

ISBN [e-book]

978-65-265-0729-2

Número de páginas

143

Organização

Alexandre dos Santos, Jéssica Puhl Dalberto Borghetti, Marciele Dias Santos Cabeleira