Onde fica?: uma abordagem geográfica no ensino de Português como Língua Adicional – proposta didática

Stefani Alves do Carmo

Migração, substantivo feminino derivado do verbo migrar, designa, em sua concepção ecológica, o deslocamento sazonal de populações animais de uma região a outra (Michaelis, 2022). Migrar, portanto, trata-se de uma atividade natural que visa, em primeira instância, a sobrevivência das espécies. Ao longo do processo de evolução das primeiras formas de vida até chegarmos ao atual estágio do desenvolvimento humano, o Homo sapiens, a atividade migratória se mantém presente nas práticas de diversas espécies, entre elas, nas práticas humanas.
Migração caracteriza, portanto, a movimentação de um indivíduo, de um grupo de pessoas ou de um povo, para outro país e/ou para outra região dentro do mesmo território nacional, geralmente motivada por razões individuais ou por motivações coletivas. O processo de migração, logo, é um fenômeno complexo e multifacetado que pode ocorrer dos diversos fatores.

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Para a realização de algumas atividades, será necessário assistir a vídeos, indicados por QR Code. O acesso aos recursos pode ser realizado por meio de um celular conectado à internet, através de aplicativos de leitura de QR Code de sua preferência, como também pela consulta a galeria de vídeos presente no final do material.
O material didático busca proporcionar aperfeiçoamento e qualificação da comunicação oral e do desenvolvimento da comunicação escrita através da Língua Portuguesa. Para tal, é necessário que o material seja utilizado com outros instrumentos que sirvam de suporte e apoio nos momentos de dúvida e equívocos no decorrer do processo de aquisição da língua, visto que o processo de aquisição não se restringe apenas aos momentos compartilhados em sala de aula.

Ano de lançamento

2024

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-0996-8

Número de páginas

46