Available Filters

Texto e ensino de língua materna: práticas e sentidos

Etienne Lautenschlage, Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento

Para compartilhar:

Descrição

APRESENTAÇÃO

As problemáticas envolvendo o ensino de língua materna não saem de cena, pois se renovam a cada novo enfoque, a cada novo elemento que se descobre pertinente, a cada nova pesquisa. Não saiu de cena a problemática acerca dos desafios que o ensino de língua materna enfrenta quando à formação de sujeitos leitores e produtores de textos. Assim, embora avancem de série/nível, frequentemente, os alunos não conseguem produzir textos reais, com autonomia e com a qualidade mínima esperada.

Levar o estudante a produzir textos, e não apenas frases embrionárias, soltas e truncadas, ainda é um grande desafio enfrentado por professore(a)s da Educação Básica. Esse desafio tem chegado às salas de aula dos cursos de formação docente e gerado muitos questionamentos. Embora os pontos de vista sejam diversos, há um consenso, a saber, os cursos de formação docente precisam se aproximar mais da realidade escolar e preparar melhor os profissionais que atuarão na Educação Básica.

Em diálogo com essa problemática, foi realizado o curso “Sequências didáticas para a produção de textos no Ensino Fundamental”, que ocorreu como atividade dentro do projeto de extensão Ensino de produção de texto no Ensino Fundamental I (apoio da PROEX/UFRN). Foi no âmbito dessas atividades extensionistas que nasceu a proposta do presente livro. Este livro, portanto, congrega discussões e trabalhos escritos por participantes do referido projeto de extensão. Além desses, contamos com textos de professores convidados.

Perpassa todos os trabalhos o olhar voltado para o ensino de língua materna na escola, principalmente no Ensino Fundamental. Os estudos assumem, uns mais outros menos intensamente, a perspectiva dialógica da linguagem. Além disso, há uma forte intenção, por parte dos autores, em apresentar propostas de ensino de gêneros discursivos, considerando a proposta teórico-metodologia sequência didática. Desse modo, neste volume, os leitores encontrarão propostas para o ensino de carta do leitor, artigo de opinião, resenha cinematográfica, crônica, diário, vlog, verbete de enciclopédia, memórias literárias, minicontos, entre outros.

(…)

Informação adicional

Ano de lançamento

2021

ISBN

978-65-5869-228-7

ISBN [e-book]

978-65-5869-229-4

Número de páginas

242

Formato

Organização

Etienne Lautenschlage, Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento