Leitura e Produção de Textos na Formação de Professores

José Breves Filho

PREFÁCIO

O fio é a frase
A meada é o texto
[…]
De meada em meada
O fio tece o tecido
De fio em fio
A meada enche a página.

(Batista de Lima)

Ao ser convidado por José Breves Filho para escrever o Prefácio de seu livro Leitura e Produção de Textos na Formação de Professores, retomei as ideias de Batista de Lima[1], pois ler é desvendar os diversos fios emaranhados tal qual uma meada e compreendê-los como uma teia tecida pela união de vários outros tantos fios. A leitura é permeada de encantamentos, de mistérios a serem desvendados. Não é mera atividade escolar / universitária. É a chave que pode abrir portas várias que conduzem a destinos inesperados, múltiplos. O texto existe para ser lido!

A importância da leitura – pelo menos no discurso – é um consenso. Essa ideia está presente no imaginário humano. É possível observá-la nas pessoas mais simples, como um pai não alfabetizado, mas que vê nos livros, na leitura, na Educação uma possibilidade do filho galgar passos diferentes dos seus. As pessoas ditas cultas, com um bom repertório de leitura, detêm um repertório cultural que as diferencia das demais. Nesse caso, a leitura influencia no falar, no escrever (MARTINS, 2014).

Freire abordou a importância do ato de ler em livro homônimo e afirmou que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele” (FREIRE, 1988, p. 9). Isso mostra o caráter amplo e complexo da leitura e os mistérios que ela pode desvendar, afinal, leem-se gestos, olhares, sinais, paisagens, odores, experiências várias, que se acumulam ao longo da vida.

A aprendizagem da leitura é como um ritual de iniciação, uma passagem de um estágio de dependência para o desvelamento das magias contidas em um texto, o que implica atribuir sentido a algo escrito. Ler, portanto, ultrapassa a simples aquisição e reprodução de conhecimentos produzidos e/ou imortalizados por outros. Ler é uma fuga – salutar – da própria realidade.

Segundo Manguel (1997, p. 20): “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender, ou para começar a compreender. Não podemos deixar de ler. Ler, quase como respirar, é nossa função essencial. Em uma sociedade letrada, a leitura se apresenta como algo vital. É preciso conhecer o lugar de origem, o contexto para que se desvendem os mistérios dos textos. No momento presente, as possibilidades de leitura estão em toda a parte e se apresentam de variadas formas.

Os jovens precisam interagir com o texto para que construam sentidos ao que é lido. A leitura não é mera atividade de extração, como se o sentido estivesse pronto no texto. Um texto pode ser compreendido de formas diferentes dependendo das informações que o leitor possui, do contexto.

O repertório cultural dos sujeitos, o conjunto de suas vivências, o ambiente, o tempo, os objetivos préestabelecidos para a realização de uma leitura específica fazem parte do arcabouço literário que determina os diversos sentidos que um texto pode vir a ter. Cada leitura é única e também múltipla, pois cada leitor, a partir de suas experiências de mundo, atribui diferentes sentidos aos textos lidos (CHARTIER, 1996).

[…]

Aracoiaba/CE, primeiros dias de janeiro de 2021.
Prof. Dr. Elcimar Simão Martins[2]

[1] Escritor, membro da Academia Cearense de Letras e professor universitário.

[2] Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Ensino de Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará. Licenciado em Letras com Habilitação nas Línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Pedagogo pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor Adjunto C da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia AfroBrasileira (UNILAB), com lotação no Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/UNILAB), Vice Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/UNILAB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência (EDDocência). Membro dos Grupos de Pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE/USP) e Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB/UECE).

Ano de lançamento

2022

ISBN [e-book]

978-65-5869-910-1

Número de páginas

161

Formato

Autoria

José Breves Filho