Tramas conceituais sobre o pensamento educacional de Paulo Freire
Organização: Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Tânia Regina Lobato dos Santos
Os/as leitores/as encontrarão, neste livro, tramas conceituais do pensamento educacional de Paulo Freire.
As bases teórico-metodológicas das tramas conceituais foram elaboradas por Ana Maria Saul e Alexandre Saul da PUC-SP e trabalhadas por pesquisadores da Rede Freireana de Pesquisadores, entre os quais, do Programa de Pós-Graduação e do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) da Universidade do Estado do Pará.
Assim, neste livro os/a leitores/a terão a oportunidade de ter acesso ao referencial teórico das tramas conceituais apresentadas por Ana Maria Saul e Alexandre Saul, bem como as construídas pelos pesquisadores do PPGED/NEP/UEPA: a alfabetização, a cultura, o diálogo, a ética, a educação popular, a formação de professores e a politicidade.
Tramas conceituais fundamentais para compreender o pensamento educacional de Paulo Freire e que atende ao chamado de Freire que nos desafia, como expressa Ana Maria Saul e Alexandre Saul, neste livro:
a não olhar as palavras isoladamente, mas na moldura das tramas às quais elas se encontram imbricadas. Isso permite uma compreensão totalizante e dinâmica dos conceitos, explorando suas relações de interdependência e diferentes ângulos de explicação e análise.
As tramas conceituais possibilitam aos educadores/as compreenderem melhor as categorias do pensamento educacional de Paulo Freire, bem como materializar os princípios da educação freireana em suas práticas educativas.
Ano de lançamento | 2022 |
---|---|
Formato | |
ISBN | 978-85-7993-998-3 |
ISBN [e-book] | 978-85-7993-999-0 |
Número de páginas | 120 |
Organização | Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Tânia Regina Lobato dos Santos |