Unidade didática. Contos sobre a insensibilidade humana: encaminhamentos de leitura e compreensão
Autoria: Sidnei Luiz Flach
A presente proposta de Unidade Didática, resultado de reflexões desenvolvidas no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), direcionada ao nono ano do Ensino Fundamental, está dividida em seis módulos, cada qual com previsão de duração de cinco horas-aula. Cada módulo apresenta sugestões de encaminhamentos de leitura e interpretação divididos em três momentos: Antes, Durante e Após a leitura, além de um breve resumo, acrescido de alguns comentários em relação a cada um dos seis contos selecionados e, ao final dos módulos, propomos a produção de um conto pelos discentes a partir da temática e das reflexões sobre o gênero que perpassam a U. D.
Os contos que compõem esta Unidade Didática foram escolhidos em virtude da temática que apresentam: a insensibilidade nas relações humanas. Buscamos ordenar os contos sob uma perspectiva que aborde os de léxico e enredo mais simples aos mais complexos. Desse modo, os módulos 1, 2 e 3 contemplarão os contos de Luiz Vilela: O monstro, Amanhã eu volto e O suicida, respectivamente; o módulo 4, o conto Uma vela para Dario, de Dalton Trevisan; o módulo 5, Colinas como elefantes brancos, de Ernest Hemingway; e o módulo 6, Angústia, de Anton Tchekhov.
Os encaminhamentos de compreensão leitora se embasam, sobretudo, nos conceitos de Kleiman (1989, 2002) e Solé (2014), além de Jauss (1979), Iser (1999) e Eco (1994) e objetivam, a partir de uma melhor compreensão do gênero conto e da temática da insensibilidade, um aluno-leitor ativo, que compreenda, ressignifique e transforme o texto e se permita também ser modificado por ele.
Com este material pretendemos contribuir com a melhoria do ensino de literatura no Ensino Fundamental. Destacamos que o material pode ser replicado ou adaptado a diferentes realidades pedagógicas, em cada contexto de ensino e aprendizagem.
Boa leitura e bom trabalho!
Ano de lançamento | 2024 |
---|---|
Formato | |
ISBN [e-book] | 978-65-265-1140-4 |
Número de páginas | 44 |