Geografia da infância: espacializações da vida

Bruno Muniz Figueiredo Costa, Claudia da Costa Guimarães Santana

APRESENTAÇÃO

Claudia da Costa Guimarães Santana
Bruno Muniz Figueiredo da Costa
Lucas Gonçalves
Luiz Miguel Pereira

10 anos de trabalhos realizados, de alegrias, debates, discussões e pesquisa com crianças e infâncias

Consideramos a palavra apresentação insuficiente para definir este preâmbulo, embora saibamos da necessidade (?) de apresentarmos os aspectos inerentes ao surgimento da ideia de realizar nosso projeto que só foi possível graças ao aspecto colaborativo de cada um que foi convidado a participar com suas narrativas. Nossa gratidão a todos.

Treze anos se passaram desde a criação do GRUPEGI- Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância – em 2008, coordenado pelo prof. Dr. Janer Janer Moreira Lopes na Universidade Federal Fluminense. Em 2013, o GRUPEGI ampliou seu território de ação, com a transferência do prof. Jader para a Universidade Federal de Juiz de Fora, passando a atuar em ambas universidades. A dimensão do trabalho deste grupo de pesquisa foi marcada por inúmeras iniciativas no campo acadêmico e nas parcerias com instituições públicas do Brasil e exterior, a fim de consolidar a práxis no campo dos estudos com crianças. Assim, além dos trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado, teses de doutorado e produções advindas de pesquisas de pós-doutorado, o GRUPEGI produziu inúmeros cursos de formação, oficinas, eventos, artigos, livros que buscavam ampliar as possibilidades de reflexões e debates com o compromisso de intervir na realidade social na qual adultos e crianças estão inseridos. Para o GRUPEGI o conhecimento é um ato coletivo que se efetiva na acolhida afetiva e no confronto de ideias e saberes e foi isso que nos motivou a construir essa edição comemorativa com aqueles que afetivamente fizeram parte dessa história.

O recorte teórico predominante no grupo vincula-se, sobretudo, à Geografia da Infância, à teoria histórico-cultural de Vigotski, aos estudos bakhtinianos e aos estudos com crianças e infâncias. O trabalho é incansável e a coordenação do prof. Jader sempre se revelou amorosa e colaborativa. A motivação para esta edição comemorativa surgiu da provocação do nosso amigo Bruno Muniz, em um dos encontros tradicionais do GRUPEGI na casa do professor Jader, em 2018. Algumas adversidades nos impossibilitaram encaminharmos o projeto no período desejado, o que nos trouxe até este momento. A força das narrativas presentes neste livro é uma prova cabal de que apesar da grande exasperação pandêmica, foi a ação colaborativa que permitiu inúmeras reuniões virtuais, orçamentos, debates, inacabamentos, necessários para a finalização deste projeto.

Considerando o grande número de pessoas queridas que mantiveram ou mantém algum tipo de relação com o grupo, optamos por convidar estudantes, professores, pesquisadores e colaboradores que contribuíram diretamente com os trabalhos do grupo no debate do campo de estudos da Geografia da Infância para participarem deste momento. O convite foi acompanhado de uma proposta de escrita, para que cada participante apresentasse um pequeno texto que fizesse alguma referência pessoal a partir da sua espacialização na infância numa perspectiva de afinidade com os debates realizados pelo grupo.

É com entusiasmo e esperança por dias em que possamos nos abraçar que entregamos esse livro realizado por um grupo de pessoas muito queridas. Salientamos, que quaisquer equívocos que tenham ocorrido com todo o processo de realização deste trabalho são de responsabilidade desta comissão. Queremos deixar nosso agradecimento especial ao amigo Marcos Díaz pela realização da capa.

Finalmente, agradecemos ao professor Jader a oportunidade de realizarmos essa festa com aqueles que, mesmo à distância, enunciaram-se com suas geograficidades. Jader é uma daquelas raras pessoas que consegue relativizar as distâncias nos acolhendo em nossas espacialidades.

olhendo em nossas espacialidades. Parabéns a todos nós que somos ou estamos no grupo pela oportunidade de aprendermos a nos humanizarmos diante da presença do outro, num processo de alteridade e autoria de si mesmo.

Comissão Organizadora

Ano de lançamento

2021

ISBN [e-book]

978-65-5869-220-1

Número de páginas

158

Organização

Bruno Muniz Figueiredo Costa, Claudia da Costa Guimarães Santana

Formato