
Educação Inclusiva em Perspectiva: fundamentos epistemológicos, metodologias transformadoras e práticas multinível
Organização: Leila Carla dos Santos Quaresma, Martha Vanessa Lima do Nascimento Cardoso
A educação inclusiva, no cenário contemporâneo, apresenta-se como um dos maiores desafios e, ao mesmo tempo, como uma das mais nobres missões da escola. Reconhecer a diversidade, valorizar as diferenças e assegurar o direito à aprendizagem de todos os estudantes são princípios que orientam as reflexões e experiências reunidas nesta obra.
O livro traz à tona debates que atravessam o cotidiano escolar, enfatizando a necessidade de práticas pedagógicas que respeitem as especificidades de cada indivíduo. São explorados temas que envolvem os processos de ensino e aprendizagem, a alfabetização, a adaptação curricular, a inclusão em contextos de privação de liberdade, o papel das políticas públicas, os entraves institucionais e, sobretudo, a importância de uma postura pedagógica sensível e intencional.
[…]
Mais do que um conjunto de textos acadêmicos, este livro é um convite à ação. Um chamado para que educadores, pesquisadores, gestores escolares e sociedade em geral se comprometam com a construção de um espaço educativo que acolhe, respeita e transforma. Assim, cada texto, à sua maneira, reafirma que incluir não é apenas um dever legal, é, sobretudo, um compromisso humano com a justiça social e com a construção de uma escola verdadeiramente democrática.
Leila Carla dos Santos Quaresma
Martha Vanessa Lima do Nascimento Cardoso
| Ano de lançamento | 2025 |
|---|---|
| Formato | |
| ISBN | 978-65-265-2389-6 |
| ISBN [e-book] | 978-65-265-2484-8 |
| Número de páginas | 154 |




