Caderno dialógico: Educação, Linguagens & outros diálogos possíveis. Vol. 3

Organização: Luciano Mendes Saraiva, Wilder Kleber Fernandes de Santana

Na Interlocução entre a Educação, das Linguagens e as Ciências Humanas, a coletânea Caderno Dialógico: Educação, Linguagens & Outros Diálogos Possíveis alcança seu terceiro volume, reafirmando seu compromisso com a reflexão transdisciplinar e a produção de conhecimentos que dialogam com as múltiplas dimensões da contemporaneidade. Organizado pelos professores Wilder Kleber Fernandes de Santana (UFPB) e Luciano Mendes Saraiva (UFAC), este novo volume se constitui como um espaço de diálogos concretos entre pesquisadores de diversas áreas, oferecendo análises aprofundadas sobre temas que perpassam a educação, a linguagem, a cultura, a sociedade e suas intersecções.
Em seu terceiro volume, os estudos apresentados exploram temas urgentes e plurais, indo desde as orientações de leitura multissêmica na Base Nacional Comum Curricular até reflexões sobre a interseccionalidade entre raça e gênero e seus impactos na construção do lugar de fala das mulheres negras no Brasil. A coletânea abarca debates sobre o ensino e aprendizagem de línguas, como a análise do livro didático para o 9º ano da coleção Way to English sob uma perspectiva dialógica de gênero, bem como investigações sobre o uso da realidade aumentada como ferramenta pedagógica para o ensino remoto de inglês como língua estrangeira.

[…]

Os desafios e potencialidades das políticas educacionais também ocupam um lugar de destaque neste volume. São debatidos temas como a gestão democrática no programa Dinheiro Direto na Escola, com base na experiência do CECAMPE Centro-Oeste Formação, e a formulação de políticas curriculares no Estado do Pará. Além disso, uma análise comparativa sobre o ensino médio em tempo integral e parcial no interior do Ceará evidencia impactos no desenvolvimento socioemocional dos estudantes. Não poderíamos deixar de mencionar que o livro nos apresenta uma instigante discussão sobre o embate entre o sagrado e o profano nas Olimpíadas de Paris 2024, evidenciando as tensões discursivas que emergem nesse contexto global.
Assim, este terceiro volume do Caderno Dialógico reitera seu papel como um espaço de debate e reflexão crítica, articulando diferentes vozes e perspectivas em um diálogo constante sobre os desafios educacionais, sociais e culturais que marcam nosso tempo. Nessa trama, a palavra, o poder e o saber se fundem na formulação de novos horizontes para a sociedade contemporânea.
Boa leitura!

Ano de lançamento

2025

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-1847-2

Número de páginas

337