Ensino de Espanhol na infância: o que dizem os livros didáticos sobre as crianças – Parte I
Autoria: Rodrigo da Silva Campos
Apresento a Parte I do meu novo livro intitulado “Ensino de Espanhol na Infância: o que dizem os livros didáticos sobre as crianças”, onde eu, como autor, utilizo uma perspectiva teórico-metodológica cartográfica (BARROS; KASTRUP, 2015; DELEUZE; GUATTARI, 1945) para analisar as concepções sobre ensino de língua adicional para crianças (LAC) presentes nas coleções didáticas de espanhol Nuevo Recreo e Ventanita al Español, ambas da editora Santillana.
Além disso, busco verificar como essas concepções se relacionam com a construção de imagens de criança/infância. Nesta primeira parte do livro, analiso os referidos manuais didáticos, mapeando as vozes que enunciam nesses materiais e como elas contribuem para a construção dessas imagens. Para essa análise, utilizo o conceito de semântica global (MAINGUENEAU, 2008) em relação ao estatuto do enunciador e do coenunciador.
Ao longo da análise, apresento quatro estatutos de relação entre os coenunciadores. Percebo que num primeiro momento, a imagem discursiva de criança é construída a partir de uma posição passiva, como se essa fosse um mero executor de tarefas ou um observador que não interage com o material em questão. Num segundo momento, essa imagem discursiva de criança se desloca, pois o aluno é convocado a interagir, a tomar a palavra e a coenunciar. Com base nessas análises, discuto como essas concepções e imagens de criança/infância influenciam o ensino de LAC e como é possível repensá-las para uma abordagem mais participativa e ativa das crianças no processo de aprendizagem.
Por fim, considero que “Ensino de Espanhol na Infância: o que dizem os livros didáticos sobre as crianças” é uma obra para todos os licenciandos(as) e docentes interessados(as) pelo ensino de línguas adicionais para crianças e pela reflexão sobre as imagens de infância que se constroem no processo educacional.
Boa leitura!
Prof. Dr. Rodrigo Campos
Ano de lançamento | 2023 |
---|---|
Autoria | Rodrigo da Silva Campos |
Formato | |
ISBN [e-book] | 978-65-265-0480-2 |
Número de páginas | 119 |