Ensino de Jovens, Adultos e Idosos: alfabetização, letramentos e mediação literária. Vol. 2
Organização: Emanoel Cesar Pires de Assis, Solange Santana Guimarães Morais
APRESENTAÇÃO
A Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) configura-se em uma modalidade de ensino movida pelo intento de inclusão socioeducacional, haja vista estar destinada a atender aos cidadãos que não conseguiram, por motivos diversos, cursar anos/séries da educação básica no tempo considerado habitualmente normal. Essas pessoas que retornam ao estudo formal, depois de um período de ausência, precisam ser bem acolhidas pela escola e seu corpo docente, sob pena de não conseguirem se reintegrar à ambiência escolar e optarem pela desistência.
As metodologias de ensino utilizadas na dinamização da EJAI precisam estar em consonância com as peculiaridades e necessidades dos discentes dessa modalidade de ensino. Uma boa parte desses alunos é constituída por trabalhadores que, após uma rotina exaustiva de labuta diária, precisam encontrar motivação para irem à escola e conseguirem assimilar o que será informado na sala-de-aula. Portanto, é imprescindível que haja um planejamento didático que busque, pautado na criatividade e sensibilidade, desenvolver ações metodológicas suscitadoras do interesse e interação dos alunos ante os conteúdos/ assuntos focalizados pelo docente.
A ocorrência da EJAI deve gravitar em torno do objetivo de revelar que nunca é tarde ou extemporâneo para voltar à escola, obter conhecimentos, ampliar as percepções de vida e de mundo, preparar-se melhor para crescer pessoal e profissionalmente. Os educandos jovens, adultos e idosos precisam sentir que o espaço da construção de saberes é um ambiente ao qual eles pertencem e do qual eles podem e devem ser protagonistas. Alinhando-se com essa valorização da Educação de Jovens, Adultos e Idosos até aqui enfocada, tem-se a obra Ensino de Jovens, Adultos e Idosos: alfabetização, letramentos e mediação literária, composta por vários artigos que versam a respeito de reflexões e discussões voltadas para a tipologia de ensino em tela nessa apresentação, bem como relatos de experiências didáticas e sugestões metodológicas. Os parágrafos que seguem realizam uma síntese de cada um dos textos integrantes do livro.
Antonia Maria Cardoso e Silva, com o artigo Direito à educação e as políticas públicas de jovens, adultos e idosos, analisa os fundamentos legais, operacionais e políticos que alicerçaram o processo de formulação da EJA como política pública. A autora afiança que, apesar da ampliação de oferta e das variadas maneiras de acesso à referida modalidade de ensino, ela ainda não teve uma consolidação substancial como uma integral e sistematizada política pública.
Maria de Fátima Silva Araújo e Pedro Rodrigues Magalhães Neto produziram o artigo intitulado Eventos de letramento escolar: práticas de leitura em uma escola pública de Teresina-PI, tendo como intento precípuo verificar de que forma as práticas de leituras se configuram nas situações de letramento escolar dos alunos de uma escola pública da zona sudeste de Teresina-PI. Os discentes em menção são integrantes da sexta etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), correspondente aos 1º e 2° anos do ensino médio.
Em Letramento literário e o uso das parábolas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Cleyton Silva Ferreira estabelece como mote principal apresentar sugestões metodológicas firmadas no uso das parábolas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tais atividades de cunho didático estão vinculadas às orientações da dinamização do letramento literário no âmbito escolar, instituídas por Rildo Cosson na sua obra Letramento literário: teoria e prática (2007).
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Elizeu Arruda de Sousa
Professor Adjunto do Departamento de Letras – CESC/UEMA
Professor de Língua Portuguesa da rede pública estadual de educação – MA
Ano de lançamento | 2022 |
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Número de páginas | 152 |
ISBN [e-book] | 978-65-5869-731-2 |
Organização | Emanoel Cesar Pires de Assis, Solange Santana Guimarães Morais |
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