Materiais didáticos por tecnologias digitais: proposições do PIBID ciências biológicas para o ensino remoto

Angélica Oliveira Araújo, Geraldo W. Rocha Fernandes

APRESENTAÇÃO

Este livro foi elaborado por integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), no município de Diamantina (MG). Os capítulos foram escritos por licenciandos e professores da Educação Básica (EB), a partir da orientação e organização dos coordenadores de Área deste PIBID, docentes da UFVJM.

As propostas apresentadas neste material fazem parte de uma série de ações promovidas por dois projetos dos quais os participantes fazem parte. O primeiro, refere-se ao “Programa Ciências na Escola”, financiado pelo CNPq, intitulado “Ações de intervenção em escolas de educação básica no Alto Jequitinhonha, baseadas no letramento científico e nas metodologias e abordagens diferenciadas em ensino de Ciências”, aprovado na Chamada MCTIC/CNPq n. 05/2019. O segundo, refere-se ao “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)”, financiado pela Capes e aprovado no EDITAL n. 2/2020/PIBID/CAPES. Os projetos, os autores e os organizadores, deste livro, fazem parte do Grupo de Pesquisa em Abordagens e Metodologias de Ensino de Ciências (GPAMEC).

Com o avanço da pandemia pela COVID-19, nos anos de 2020 e 2021, vimos a necessidade de desenvolver várias ações de formação inicial, voltadas para os(as) licenciandos(as) do PIBID, e de formação continuada, aos professores da EB. Uma dessas ações, consistia na elaboração e apresentação de oficinas sobre como usar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para: (1) elaborar materiais didáticos possíveis de serem usados na EB e (2) promover uma melhor interação entre os usuários e os conteúdos estudados. As oficinas planejadas foram voltadas, principalmente, para o ensino de Ciências e a equipe PIBID Ciências Biológicas foi organizada em oito grupos para desenvolverem os seguintes temas:

  1. Como elaborar um podcast? 2. Como elaborar murais digitais? 3. Como elaborar vídeos no formato de stop motion? 4. Como elaborar vídeos no formato de TikTok? 5. Como elaborar uma cartilha e memes científicos? 6. Como elaborar Histórias em Quadrinhos (HQs) e Tirinhas? 7. Como elaborar Quizes? 8. Como elaborar atividades baseadas na gamificação?

Essas oficinas foram realizadas de forma remota e síncrona, para a comunidade acadêmica da UFVJM e divulgada para todas as Licenciaturas, Residência Pedagógica, PIBID e professores da EB de Diamantina e região. As Oficinas foram transmitidas e disponibilizadas pelo Canal do Youtube “Seminários e Oficinas de Educação Matemática e Científica (SOEMC)1” e cada uma delas estão sendo acessadas por diferentes usuários.

Após a realização das oficinas, os grupos sentiram a necessidade de reunir e organizar o material utilizado para ser distribuído a todos que se interessem em usar esses recursos no ensino. Assim, nasceu a proposta deste livro: “Materiais didáticos por tecnologias digitais: proposições do PIBID Ciências Biológicas para o ensino remoto”.

O livro está organizado em 8 (oito) capítulos que apresentam estratégias para o uso de diferentes recursos digitais para o ensino de Ciências, assim distribuídos em:

Capítulo 1. Elaboração de Podcasts para o ensino de Ciências.
Capítulo 2. Criação de Murais Digitais para o ensino de Ciências.
Capítulo 3. Criação de Animações em “Stop motion” para o ensino de Ciências.
Capítulo 4. Produção de vídeos curtos para o ensino de Ciências através do aplicativo TikTok. Capítulo 5. Elaboração de cartilhas on-line para o ensino de Ciências.
Capítulo 6. Elaboração de HQs e Tirinhas para o ensino de Ciências.
Capítulo 7. Elaboração de Quizes para o ensino de Ciências.
Capítulo 8. Elaboração de atividades de Ciências baseadas na Gamificação.

Ao organizar esta obra, pareceu-nos uma boa oportunidade colocar em perspectiva alguns recursos digitais para elaborar materiais didáticos inovadores para o ensino de Ciências. A reflexão e a prática propostas nesta obra buscam evidenciar certos instrumentos e conhecimentos quando se desenvolvem aulas, utilizando smartphones e notebooks, especialmente no ensino de Ciências. Esses recursos são, muitas vezes, caracterizados como difíceis ou trabalhosos por licenciandos e professores em serem utilizados na educação básica. Não se trata, contudo, de uma obra de investigação, mas de uma tentativa de tornar amplamente disponíveis alguns procedimentos, ações, questionamentos e reflexões para tornar o ensino de Ciências mais participativo por parte dos alunos, quando se usa tecnologias digitais dentro de um contexto de ensino remoto ou híbrido.

Os textos que constituem os capítulos desse livro foram escritos pelos/para licenciandos e professores de Ciências e servem apenas como material de apoio. Tais textos são indicações e orientações possíveis de serem aplicados na educação básica, a partir das ações desenvolvidas no PIBID Ciências Biológicas da UFVJM e dentro do Projeto “Ciências na Escola”. Por isso, não existe uma preocupação em aprofundar a produção teórica e acadêmica sobre as temáticas propostas.

(…)

Esperamos que este material possa auxiliar os professores, educadores e licenciandos a desenvolverem um ensino de Ciências mais próximo da realidade contemporânea que vivemos.

Bons estudos!

Angélica Oliveira Araújo
Geraldo W. Rocha Fernandes
Coordenadores de Área do PIBID Ciências Biológicas UFVJM

Ano de lançamento

2021

ISBN [e-book]

97865-5869-451-9

Número de páginas

159

Organização

Angélica Oliveira Araújo, Geraldo W. Rocha Fernandes

Formato