Pensar educação: uma construção necessária

Autoria: Helena de Fátima Bernardes Millani

Após trinta e seis anos de magistério, primeiro em cursos técnicos da área da saúde e depois em curso superior, sempre em períodos noturnos trago várias inquietações no meu coração. Digo “coração” porque a educação sempre esteve atrelada ao centro das minhas emoções, o meu caminhar foi de uma enfermeira idealista, humanista e ética para a formação de docente que percorri o caminho de mudanças na educação e precisei me reinventar durante todo o trajeto deste tempo. Caso contrário não estaria mais no mercado de trabalho da educação em 2025.

Penso a educação a partir das considerações de Sócrates, Aristóteles, Platão, Kant, Freud, Vygotsky, John Dewey, Celestian Freinet, Piaget, Carl Rogers, Paulo Freire, Libâneo entre outros, os quais compõem ricas considerações, cada qual em sua época, mas que tornaram clássicas aos dias de hoje. Todos os autores e ressaltando Freud, Vygotsky, Piaget, Paulo Freire me acrescentaram a sensibilidade entre o docente e os alunos em sala de aula e o processo de ensino-aprendizagem.

Cada um destes contribuiu muito pois têm particularidade em suas fundamentações e consideram o processo-aprendizagem de uma forma, assim colaboraram com minha formação e o modo de ser docente. Muito importante que ao longo da evolução na educação eu busco aprimorar o foco para estar em sala de aula e atuar como docente de maneira leve, afetuosa e instigadora, provocando a motivação, interesse e curiosidade para as aulas que sucedem.

Faço uso das tecnologias como ferramentas e recursos disponíveis para o enriquecimento e atualização do que há para oferecer, sem perder a docilidade, afeto, humanização com os alunos. Acredito que o contato com os alunos nada poderá substituir, é sagrado.

Caminho aqui com uma citação de Freud, que embora a data seja de 1912, eu acredito que “….relação pedagógica está implícita na relação humana, a educação no âmbito do enlaçamento que um faz com outro tem  a subjetividade presente……”.

Apresento aqui a minha produção com cinco artigos para ser lida e sentida como um marco pessoal de mudanças na evolução da educação:

Artigo 01:“Inclusão Escolar e os Sentimentos vivenciados pelos Professores” relata o avanço na valorização da diversidade e do direito universal à educação”.

Artigo 02: “As Metodologias Ativas” que têm ganhado espaço por oferecerem ferramentas e recursos para abordagens inovadoras e centradas aos estudantes.

Artigo 03: “A Realidade dos Alunos no Ensino Superior em Cursos de Formação em Saúde”

Retrata os desafios dos alunos de curso superior no período noturno que são muitos e diversificados.

Artigo 04: “Indagações na Formação didáticos-pedagógicas na Pós-graduação Stricto Senso em Ciências da Saúde”. Traz os dilemas significativos, espelhando uma lacuna entre a formação técnica e científica e o preparo pedagógico necessário para a prática docente.

Artigo 05: “Afetividade no Processo de Ensino-Aprendizagem com os alunos dos cursos noturnos”. Quando há exposição do inconsciente do professor e dos alunos com uma flutuação de suas singularidades , haverá ensino –aprendizado.

Ano de lançamento

2025

Formato

ISBN

978-65-265-1939-4

ISBN [e-book]

978-65-265-1940-0

Número de páginas

138