PIBID Português – PIBID Espanhol: aprendendo com a prática na sala de aula

Organização: Fabiana Giovani, Moacir Lopes de Camargos

Os textos que constituem esta coletânea retrataram um cronotopo singular, recortado entre 2013 e 2024, de atuação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, o PIBID, na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA/Campus Bagé/RS). Trata-se de dois subprojetos desenvolvidos neste espaço-tempo e orquestrado por nós, professores parceiros e líderes do Grupo de Estudos Bakhtinianos do Pampa (GEBAP).

O subprojeto Português, cujas vocês foram orquestradas pela mediação da professora Fabiana Giovani, registra um período de trabalho entre os anos de 2013 a 2016, enquanto o subprojeto Espanhol, com as vozes orquestradas pelo professor Moacir Lopes de Carmargos, marca a atuação de novembro 2022 a abril 2024, momento de escrita dos textos apresentados.

Para compreender o cotejo por nós proposto, partimos da premissa de que o PIBID é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores, proposta pelo Ministério da Educação e que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência de licenciandos de diferentes áreas, a fim de contribuir para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica brasileira. Às vezes numa corda bamba, o programa, quase alcançando a sua maioridade, uma vez que teve sua primeira versão em 2007 e, portanto, com 17 anos, segue vivo em todas as regiões brasileiras e, com nova versão a ser iniciada ao final de 2024.

Os textos da coletânea evidenciam a riqueza do programa: os estudantes vão vivenciar o chão da escola, muito antes do período dos estágios supervisionados obrigatórios. Muitos, inclusive, ingressam no programa nos primeiros semestres da graduação. É oportunizado que os estudantes voltem à escola com um outro olhar: agora, o de professores. E quanta riqueza tem essa abertura de janela. Ambos os projetos, português e espanhol, além de lidarem com sujeitos, lidam com a linguagem, atividade constitutiva e constituída por tais sujeitos! Desse modo, é importante destacar que os estudantes fizeram um mergulho com profundidade nos estudos envolvendo linguagem, em nosso caso, na perspectiva dos estudos bakhtinianos, para compreender melhor o vivido/experienciado.

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Fabiana Giovani

Moacir Lopes de Camargos

Ano de lançamento

2024

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-1312-5

Número de páginas

122