Tecnologias Digitais, Linguagens e Escola

Organização: Eliana Donaio Ruiz

O que podemos fazer ainda muito melhor quando combinamos educação linguística com tecnologias digitais de informação e comunicação?

Para além de entusiasmos inconsequentes ou tecnicismos reducionistas, urge investigar as potencialidades e limitações desse caldeirão, na efetiva realidade brasileira contemporânea, problematizando impactos para alunos e professores.

APRESENTAÇÃO

Os profissionais da educação têm assistido a um número significativo de transformações nas práticas de ensino e de aprendizagem contemporâneas, como efeito da crescente incorporação das tecnologias digitais de informação e comunicação, sobretudo nas modalidades de ensino remoto e híbrido geradas em função da pandemia da Covid-19.

Convocados a romper as práticas rotineiras e os limites físicos da sala de aula, e a buscar novas formas de atuação para uma educação de mais qualidade, vivemos, professores e alunos, um aprendizado constante e o desafio diário da mudança nas formas de acesso a informações e nas regras de convivência.

É nesse cenário que criamos a presente coletânea, que congrega trabalhos fruto de discussões teórico-metodológicas realizadas no contexto da disciplina Novas Tecnologias, Linguagens e Escola, por mim ministradas junto ao Programa de PósGraduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, nos anos de 2020 e 2021. São reflexões tecidas por mestrandos e doutorandos do PPGEL, que atuam igualmente como professores de línguas em redes públicas e privadas da educação básica e do ensino superior na região.

Tradicionalmente oferecida de forma presencial aos pósgraduandos do programa, essa disciplina objetiva oportunizar estudos acerca dos desafios e potencialidades do uso de tecnologia educacional em processos de ensino e aprendizagem de línguas, materna e adicionais/estrangeiras.

Contudo, por ter sido excepcionalmente ofertada em formato remoto, durante o período pandêmico, foi potencializada e ressignificada pelas implicações que nossa prática de ensino e de aprendizagem proporcionou por meio dos encontros síncronos e assíncronos, em que o letramento digital e o conhecimento acerca 6 da utilização de recursos tecnológicos se tornaram vitais. Mais do que meramente refletir acerca dos temas propostos, por terem seguido trilhas de aprendizagem de forma dinâmica, em tempos e espaços diversos, de forma individual e/ou colaborativa, os alunos puderam vivenciar as mudanças que essas tecnologias necessariamente criam nos contextos pedagógicos e problematizar seus impactos para aprendizes e professores.

O leitor aqui encontra um conjunto de estudos que atribuem novos significados para o papel das tecnologias digitais na educação contemporânea, propondo um olhar que considere, para além de questões instrumentais, os desafios que elas escancaram e as superações que impõem ao se infiltrarem nas conturbadas relações entre a linguagem e o ensino e aprendizagem.

A riqueza na variedade dos temas aqui reunidos sob o título Tecnologias Digitais, Linguagens e Escola enaltece a qualidade do volume que ora organizamos. Que a leitura possa provocar reflexividade e contribuir para a excelência dos estudos aplicados em ciência da linguagem.

Por isso mesmo, registro meu agradecimento aos alunos e orientandos do PPGEL da UEL, que contribuíram com seus trabalhos escritos, discutidos e reescritos para que fosse possível esta composição.

Eliana Maria Severino Donaio Ruiz
http://lattes.cnpq.br/3603229478975999 https://orcid.org/0000-0002-7169-8464 Inverno de 2022.

Ano de lançamento

2022

Formato

ISBN

978-65-5869-958-3

ISBN [e-book]

978-85-7993-924-2

Número de páginas

232

Organização

Eliana Donaio Ruiz